Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

 

 

Santa Casa assinala o dia de Santo António de Lisboa

Tendo em conta os Estatutos que regem esta Instituição, foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe (Igreja dos Frades), no dia 16 de junho, uma Eucaristia em louvor a Santo António de Lisboa.
Como já usual, a cerimónia foi presidida pelo nosso assistente eclesiástico, Rev. Padre Manuel da Silva Galvão, e animada liturgicamente pelo Coro da Instituição e teve início pelas 19:30 horas.
Na cerimónia esteve também representada alguns elementos da mesa administrativa desta Santa Casa, liderada pelo seu provedor, Nelson Correia.
Após bênção do pão, procedeu-se à sua distribuição, de acordo com a tradição.

A história do “Pão de Santo António” remonta a um facto curioso que nos é assim narrado: “António comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todos os pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham que comer: “os pães tinham sido roubados”.

Atónito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O irmão padeiro voltou estupefacto e alegre: os cestos transbordavam de pão, tantos que foram distribuídos aos frades e aos pobres que visitavam o convento.

A partir de acontecimentos como este, espalhou-se por todo o mundo, o costume de colocar nas igrejas uma caixa para esmolas do “Pão dos pobres”.

 

 

Voltar